Review: Juana Molina – ‘Un Dia’

Juana Molina - Un DiaÉ preciso estar disposto a encarar o universo fantasioso de sons e palavras criado por Juana Molina. Un Dia, com suas melodias encantadoras e descomunais, é o trabalho mais abstrato e hipnótico da argentina.

Na faixa título canta “um dia vou cantar canções sem letra e cada um poderá imaginar se falo de amor, de desilusão, banalidade ou sobre Platão” – uma espécie de introdução ao processo lúdico do material.

Essa aventura folktrônica vaga por momentos conturbados (“Los Hongos de Marosa”) e de extrema serenidade (“Vive Solo”). Em “Quien?” (Suite), a cantora revisita uma das composições de seu álbum Segundo, numa experiência única recheada de melodias mutáveis que se distanciam de sua origem.

Juana Molina - Un Día

Com loops incessantes (“El Vestido”), minuciosas sonoridades quase imperceptíveis, acordes de violões ágeis seguidos de percussão marcada (“No Llama”), o trabalho encontra forma na voz angelical e agradável da artista.

Molina está sempre atenta à narrativa de suas harmonias dissonantes e arranjos universais. Basta o ouvinte estar disposto a embarcar na loucura regrada que é o mundo da artista.

Dicas de download: “Un Día” (vídeo), “Los Hongos de Marosa” e “Quien?” (Suite)