Review: Onde os Fracos Não Têm Vez

Onde os Fracos Não Têm Vez

Os Coen ficaram famosos em Hollywood com suas histórias de suspense com humor negro. Perguntei-me muito o que o elogiadíssimo Onde os Fracos Não Têm Vez tinha de tão especial antes de assisti-lo, já que a violência esteve sempre presente no currículo dos irmãos. A diferença desse projeto, em relação aos materiais anteriores, é que temos a dupla em seu trabalho mais cru e maduro sem fugir de seu território.

Baseado na obra de Corman McCarthy, a adaptação dos Coen para o cinema mistura thriller com road movie. Se no aclamado Fargo a violência era transformada em riso contido, as cenas de morte aqui têm poder de silenciar seu espectador como uma presa diante da frieza de seu malfeitor.

Onde os Fracos Não Têm Vez

A história conta como um caçador (Josh Brolin), ex-veterano do Vietnã, encontra uma fortuna em dinheiro no meio dos corpos de uma venda de drogas que deu errado. A decisão de fugir com a grana faz dele alvo de um assassino profissional, Anton Chigurh (Javier Barden, como o vilão do ano). Enquanto isso, um policial (Tommy Lee Jones, a alma do filme), perto de se aposentar, procura desvendar a crueldade dos acontecimentos sempre a um passo atrás.

Um dos méritos do projeto é seu elenco, inclusive a coadjuvante Kelly Macdonald que demonstra grande eficiência e brilho próprio. A ausência de trilha sonora, sem a música crescente para ressaltar a intensidade das cenas, e escassez de longos diálogos faz com que o filme leve o seu espectador em direção ao desconhecido e inesperado.

Onde os Fracos Não Têm Vez

Onde os Fracos Não Têm Vez cresce após a sua exibição. Quando ao recordar dos detalhes da violência, os textos de reflexão, a falta da trilha sonora – como exercício em seu público, a brutalidade crua ou o enigma de seus personagens, deixamos de nos deparar com um simples enredo de mocinhos e bandidos. É um trabalho coeso, sem benefeciar seus personagens, administrado de forma espetacular pelos Coen. Possivelmente, um dos grandes filmes do ano.

Onde os Fracos Não Têm Vez (No Country for Old Men, EUA, 2007)
Direção: Joel Coen e Ethan Coen
Com: Tommy Lee Jones, Javier Bardem, Josh Brolin, Woody Harrelson, Kelly Macdonald e Beth Grant. 122 min.