Show: Juana Molina em Porto Alegre

Juana Molina é capaz de transportar seu público a um universo paralelo com os seus artefatos. A voz auxiliada dos sons extraídos dos acordes do violão e teclado ganham uma série de camadas que harmonizam com os loops criados ali no palco e servem de estrutura para cada uma das canções. A artista é uma espécie de faz tudo, tendo total controle em sua sonoridade.

Juana Molina em Porto Alegre
Juana Molina em Porto Alegre

Quando entrou no palco, sem dizer nada e apenas com olhares de um “olá tímido”, iniciou a apresentação com eficência em “Un Beso Llega”. Na medida que foi apresentando outras composições, Molina parecia sentir-se mais à vontade com a sua estréia em terras brasileiras.

Juana Molina em Porto Alegre

Quando dá uma pausa entre uma música e outra, diz: “Não sei falar português”, causando risos no público e continua: “quando estou em Buenos Aires pretendo falar português, mas é um completo e mal portunhol, então não posso falar muito e nem explicar nada”. Isso, até que alguns hermanos presentes na platéia se manifestam e pedem para ela falar em espanhol. A cantora mostra-se mais acessível e comenta a canção “¿Quién?”, feita a seu filho quando era pequeno e precisava lidar com a ausência materna.


“¿Quién?” ao vivo em Porto Alegre

Molina concentrou seu set nas composições do último trabalho – Son (2006) – executando canções como “Elena”, “Micael” e a faixa título. Quando apresentou “La Verdad” fez um gancho com uma das canções presentes em seu álbum Segundo, “Quiero”, e ainda demonstrou toda a dinâmica sonora de “Mantra del Bicho Feo”.

Juana Molina em Porto Alegre

Quando abandonou o palco, a artista retornou após as palmas que não cessavam. Voltou para ecoar um belíssimo final com os sons lúdicos de “Sálvase Quién Pueda”.
Não são apenas os artefatos eletrônicos que causam magia no público, mas o fato de que os sons gravados – que servem como loop – nunca são os mesmos. E isso que faz um show de Juana Molina ser especial. A cada vez assistido, ainda será único.

Juana Molina em Porto Alegre
Juana Molina em Porto Alegre

Em breve conversa com a artista – depois de pedir para ela assinar um dos meus discos, ela disse estar iniciando a fase de produção de um novo trabalho e com planos de lançá-lo no próximo ano. Já espero ansioso.

Todas as fotos pelo colaborador Trent Fernandes