Review: Nine Inch Nails – ‘Year Zero’

Year Zero, novo trabalho do Nine Inch Nails, já mostra para o que veio em sua faixa de abertura, a apocalíptica “Hyperpower!” servindo de introdução para “The Beginning of the End”.

A proposta é estabelecer um marco com novas técnicas e sonoridades, sem desvencilhar a identidade dos trabalhos anteriores de Trent Reznor. A brutalidade nos instrumentos e vocais (“Survivalism”) é executada de forma sublime quando os elementos eletrônicos são aplicados nas canções (“Vessel” / “The Warning”).

O conceito do disco está baseado na administração de George W. Bush, porém com uma idéia futurista – daqui a 15 anos – quando um governo totalitarista comandará os EUA e seus objetivos serão guerras e destruição. O ano zero, aos olhos do grupo, é definitivamente o fim dos dias comandados por um homem. Assim como deixa clara a batida eletrônica maçante de “Capital G” e sua primeira frase – “I pushed a button and elected him to office and / He pushed a button and it dropped a bomb”.

“The Great Destroyer” chega ao seu ápice explodindo numa confusa mixagem que remete ataques e clima de paranóia. Em seguida, na composição “Another Version of the Truth”, uma faixa instrumental conduzida por acordes de piano, cria-se uma atmofesra de esperança nesse mundo caótico criado por Reznor.

Com este olhar, repleto de conspirações e destruição, o Nine Inch Nails volta com um trabalho acessível, e ao mesmo tempo denso, a qualquer tipo de ouvinte.


Clipe de “Survivalism”

Dica de download: “My Violent Heart”, “In This Twilight” e “Capital G”